12 melhores dicas de como vender pelo WhatsApp

1. Use o WhatsApp Business

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. 

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas. 

Foi-se o tempo em que o marketing era baseado no “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação. 

Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business. 

Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário. 

Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros. 

2. Aposte na função catálogo

Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business. 

Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

catálogo de produtos no whatsapp

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!

3. Dedique tempo para o atendimento 

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta. 

Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. 

Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência. 

Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet. 

4. Automatize os processos 

O trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação. 

Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário? 

Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. 

Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.

O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos. 

É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista. 

Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.

5. Entenda o estágio do cliente 

O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente. 

Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe. 

Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens. 

Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil. 

Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil. 

Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos. 

6. Invista em Marketing de Conteúdo 

Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. 

Pelo contrário, deve-se investir também no Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos. 

Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca. 

O Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.

Se você tem uma loja de tênis, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas práticas de como conservá-lo mais tempo, como guardar com cuidado, como lavar, entre outras questões. 

O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios. 

Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo. E, se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente. 

7. Divulgue o seu contato 

As suas vendas pelo WhatsApp não podem se restringir apenas com os clientes que você já tem o contato. Portanto, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede. 

Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo. 

Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital. 

Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto. 

Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde. 

Para conseguir esses contatos, você deverá fazer uma landing page com um bom design. 

Nela, o potencial cliente deixará o contato e outras informações importantes para o seu negócio. Depois ele se torna um lead e fará parte do seu funil de vendas. 

8. Seja objetivo 

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo. 

Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações. 

9. Conheça outras funcionalidades

O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories. 

Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas. 

O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta. 

No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto. 

Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade. 

10. Use a linguagem do seu público 

A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída. 

Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor. 

11. Escute o cliente 

O bom e velho feedback é fundamental para o seu negócio. Faça uma lista de transmissão com todos aqueles consumidores que efetuaram uma compra nos últimos doze meses. 

Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos do negócio, como foi o pós-vendas, entre outros questionamentos. 

Em um primeiro momento, você pode se assustar com as opiniões, mas use cada informação para aperfeiçoar o seu negócio ou para manter aquilo que está trazendo bons resultados desde o início. 

12. Treine a sua equipe 

Depois de ouvir o feedback dos seus clientes, treine os seus colaboradores para que a mensagem seja enviada da melhor forma possível. 

Se possível, procure oferecer treinamentos sobre empatia, como solucionar problemas com agilidade, o que fazer em situações de conflitos e como inovar no atendimento. 

É importante também ouvir os colaboradores para que eles compartilhem quais são as suas principais dificuldades. Dessa forma, será possível criar um treinamento mais personalizado. 

No WhatsApp, não adianta vender o seu produto ou serviço a todo o custo. Você só vai prejudicar a sua reputação e ganhar a impaciência dos seus clientes. 

Teste novos formatos de conteúdo, use a linguagem da sua audiência e automatize os processos para aumentar as suas vendas.

Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para conversar com os consumidores no aplicativo, pois gera mais credibilidade e traz funcionalidades que impactam em seu negócio. 

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp.

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